10 janeiro 2008

Liberdade para o quê?


Liberdade não consiste em escolher nas prateleiras do supermercado

QUANDO JANTO fora, prefiro os restaurantes onde sou um cliente conhecido, porque, em princípio, eles aceitam com um sorriso meu comportamento, que é um pouco atípico: não gosto de ler o cardápio, peço o prato do qual estou a fim naquela noite, que ele esteja ou não no menu. Caso a cozinha não disponha dos ingredientes necessários, o maître e eu imaginamos um compromisso próximo de meus desejos.

Nota: às vezes os que lêem o cardápio do começo ao fim, à força de hesitar entre massas, risoto, carne ou peixe, acabam se entupindo de pão e couvert -e assim perdem o apetite.
Pensei nisso ao reler "O Paradoxo da Escolha, Por que Mais é Menos", de Barry Schwartz, recentemente traduzido em português (ed. Girafa). Schwartz constata, com razão, que a multiplicação das possibilidades de escolha (que é própria da sociedade de consumo) constitui, de fato, um fardo.

Exemplo: queremos comprar uma calça jeans e descobrimos que existem infinitos cortes, desbotamentos, preços etc. Ótimo, somos LIVRES PARA escolher entre centenas de jeans. Mas, de repente, eis que NÃO somos LIVRES DE uma tarefa, no fundo, fútil: a de encontrar a calça que nos veste melhor na perfeita relação custo/benefício.

Na hora de escolher um carro, uma faculdade, uma profissão, um país ou uma cidade em que morar, as escolhas possíveis são, hoje, incontáveis. Portanto seríamos mais livres, não é? Pode ser. Em compensação, temos a trabalhosa (e, às vezes, desanimadora) incumbência de escolher.

Schwartz opõe dois tipos subjetivos: os "maximizadores" e "os que se contentam com algo suficientemente bom". Os maximizadores querem absolutamente fazer a escolha certa; os outros sabem se satisfazer sem ter que alcançar a certeza de que fizeram o melhor negócio.
Ora, constata Schwartz com razão, o maximizador não é nunca feliz: ele é corroído pelo remorso e pela dúvida (será que examinou efetivamente todas as possibilidades?).

Schwartz chega a imaginar que a epidemia de depressão das últimas décadas tenha uma relação com a multiplicação das escolhas possíveis e, portanto, com a insatisfação crônica de nosso lado maximizador. Obviamente, os que sabem se satisfazer vivem melhor. Conclusão de Schwartz: o excesso de liberdade nem sempre é bom.

Tudo bem. Mas vamos aplicar a visão de Schwartz ao campo amoroso. É claro que, se a tradição nos obrigasse a nos casar com a moça escolhida pelos anciões de nossa aldeia, a vida amorosa seria mais fácil. A liberdade para se juntar com quem quisermos é, de fato, uma complicação: para ter a certeza de que Fulano é meu homem fatal, com quantos Sicranos deverei compará-lo?
Por outro lado, se adotarmos a sabedoria dos que sabem se contentar com o que lhes agrada, nossos parceiros e parceiras não vão gostar.

Em geral, preferimos ser amados por quem acha que somos a melhor escolha possível, em absoluto.

Ou seja, na vida amorosa, os maximizadores sofreriam como sempre, enquanto os que "se contentam" seriam detestados por parceiros e parceiras. Como fica? Pois é, talvez a vida amorosa seja um bom exemplo para descobrir os limites das idéias de Schwartz, porque, nela, a liberdade certamente não consiste em poder escolher o amado numa lista de pretendentes. Amar tem mais a ver com "encontrar" do que com "escolher".

O livro de Schwartz é ótimo e divertido sem contar que pode ajudar todas as pessoas que se inibem diante da multiplicidade dos possíveis. Mas Schwartz parte de um pressuposto, que está implícito desde seu primeiro exemplo (o dos jeans): ele considera a pluralidade das escolhas possíveis como o índice da liberdade. Quando constata que essa liberdade é fonte de tormentos, ele conclui que talvez seja melhor sermos menos livres e mais felizes.

Ora, a visão que Schwartz tem da liberdade é parasitada pelo próprio modelo do consumo, cujos impasses ele castiga.

Ser livre não significa poder escolher entre os objetos disponíveis nas prateleiras do supermercado; ser livre significa saber criar o que queremos e encontrá-lo, mesmo e sobretudo quando não está em lista alguma de liquidações e promoções. Certo, o mal-estar do maximizador é uma patologia da liberdade de escolha. Mas a liberdade de escolher entre as ofertas que estão nos cardápios é, por sua vez, uma deformação da verdadeira liberdade -a de inventar.

Um comentário:

  1. As reflexões propostas por ti neste post me fizeram lembrar de uma entrevista de Dyonelio Machado. Caso não saibas, Dyonelio Machado foi um psiquiatra gaúcho que se aventurou também na política - era do PC do B - e na literatura - seus romances mais célebres são Os ratos e O louco do Cati. Para falar bem a verdade, não gosto de nenhum de seus romances. Mas a entrevista a que me refiro me marcou. Disse ele, a certa altura, que havia herdado a melancolia do pampa, paisagem em que há "horizontes por todos os lados" (ele é natural de Quaraí, na fronteira com a Argentina). Também passei minha infância no pampa gaúcho e, como conhecedora de causa, tive de concordar com ele: o excesso de horizontes é tão angustiante quanto a sua ausência. Há de haver algum limite. O pior é que os horizontes não apenas abundam, como também se assemelham muito entre si. O pampa é plano a perder de vista. Para onde quer que se olhe, há o verde da vegetação e o azul do céu. É claro que de um lado pode haver mais nuvens, de outro, as nuvens podem ter tamanhos e formas diferentes, e de outro ainda, pode haver flores de espécie e cor diferentes das flores do lado oposto. Mas as diferenças são mínimas, de modo que temos uma inevitável sensação de estar perdido pela falta de um ponto que sirva significativamente de referência. E para que haja referência, sabemos, há de haver contraste.

    A imagem me parece uma bela metáfora da época em que vivemos. Temos milhões de escolhas, mas as diferenças entre elas são mínimas. E o pior é que nos angustiamos ao pensar que, talvez, poderíamos estar mais felizes se tivéssemos feito opção diferente. Ora, que diferença iria fazer se eu tivesse comprado a calça mais ou menos azul ou a margarina com mais ou menos lipídios? Tudo tem múltiplas escolhas: planos de saúde, planos de linhas telefônicas, planos de TV a cabo, formas de financiamento imobiliário...

    Acredito que antigamente, a felicidade pressupunha - entre outras coisas - a capacidade do sujeito de tirar proveito daquilo que lhe era imposto, já que não tinha muita liberdade para escolher. Hoje, parece-me que a felicidade exige do sujeito uma competência diferente: a de saber tirar proveito da situação que escolheu mesmo tendo de conviver com a idéia de que talvez a sua escolha não tenha sido exatamente a melhor.

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